30 de mar. de 2012

O Arcanjo Rebelde e seus Mistérios



Um post original de Busca Interior

Irmãos! Dizia o Mestre Henrique José de Souza: “Devemos fazer luz sobre tudo aquilo que o povo desconhece”. Portanto, ao iniciarmos nossa palestra, que diz respeito ao ARCANJO REBELDE, LÚCIFER, e seus mistérios, queiram os Deuses que possamos demonstrar que sobre o referido Arcanjo, foram cometidas as maiores injustiças que a ignóbil maldade humana concebeu e praticou. Também pudera! Se crucificaram o próprio Filho de Deus, o que não fariam com o suposto inimigo do referido Deus? Mas, diz o ditado popular: “O Diabo não é tão feio como se pinta”. A este respeito é que vai corresponder o espírito do nosso assunto de hoje, quando faremos uma síntese para todos aqueles cujos valores espirituais os trouxeram até aqui, para escutarem a abordagem que faremos sobre um tema tão vital, tema que criou o germe de quantas filosofias já frutificaram no seio dos povos, e que sempre gerou a dúvida sofrida por todo homem de pensamento, sob a influência de todos os climas, em todas as épocas e porque não dizer, em cada problemática de sua peregrinação; ou seja, o Mistério do Bem e do Mal, ou o cruel dualismo que se manifesta na vida de cada Ser Humano.

No entanto os próprios designativos que nas várias tradições e idiomas vieram a ser atribuídos a esse hipotético “Ser” já permitem ao pesquisador isento induzir sua verdadeira e transcendental natureza e função.
Veja-se por exemplo, sob uma análise etimológica; a expressão:

DIABO - formado pela contração do termo (latino) DEO + o radical AB (sânscrito) = Primeiro, significando o termo, literalmente: o Deus Primeiro ou Primordial;

SATANÁS (do sânscrito) = SAT = Aquele, Aquilo, etc. (como Causa Una manifestada) + UR = Fogo + ANÁS = Veste. Portanto literalmente: Aquele que tem as Vestes Ígneas (aqui com alusão ao “AGNI”, o Fogo Sagrado e também ao Mental, que gera todas as coisas); daí o designativo:

LÚCIFER = LUX (Luz) + FERO (Carregar) - latinos, ou seja: O Portador da Luz (aqui como Mental, Inteligência, etc..); 
 
SATAN - SAT + OM (contração da palavra sagrada AUM), representativa dos 3 mundos, etc., significando alegoricamente: Aquele (UNO) Manifestado nos 3 mundos, Tronos, etc.

Assim, melhor do que pudessem conceber toda a riqueza da retórica humana, expressa um fragmento de antiquíssimo livro (o “Sutra Dharma”) a grandiosidade desse eterno choque ou jogo entre as duas “Forças Cósmicas”; indispensáveis à própria evolução Universal:

Os dois existem. Um como Espirito, outro como Matéria... nenhum dos dois se entendem, porque um anda em busca do outro. O que está em baixo, nunca sobe.... O que está em cima, desce sempre para salvar a sua “Sombra”, sob a tutela do Divino.
A Um sobra esta parte, e a Outro, esta falta...”

“O verdadeiro sentido esotérico acerca de “Satan” e a opinião que sobre este assunto tinham as filosofias antigas, acha-se admiravelmente apresentada em um apêndice intitulado “O Segredo de Satã”, 2ª edição, de “Perfect Way”, do Dr. A. Kinsford, (página 214):

No Sétimo dia (ou criação) produziu-se da presença de Deus um Anjo poderoso, cheio de ardimento, e Deus lhe deu o domínio da esfera extrema. A eternidade produziu o tempo; o ilimitado deu nascimento ao limite; o SER desceu à geração. Entre os Deuses não há nenhum que se assemelhe aquele em cujas mãos estão depositados o Reino, o Poder, e a Glória dos Mundos... pois, como diz Hermés; Satã é o Guardião da Porta do Templo do Rei, e no pórtico de Salomão estão guardadas as Chaves do Santuário, para que não penetre nele Profano algum, mas tão somente os Ungidos que possuem o Arcano de Hermés. Temei-o e não pequeis; pronunciai tremendo seu nome..., pois Satan é o magistrado da Justiça de Deus. Ele tem nas suas mãos a Balança e a Espada... Satan é, em suma, o Ministro de Deus, o Senhor das Sete Mansões dos Hades e o Anjo dos mundos manifestados.

Somente as religiões exotéricas é que ignoram que o LOGOS é o doador do Mental e da Sabedoria, (Lúcifer) ou Satan. “Satan é o Deus de nosso planeta” representa o Deus Único, e isso sem qualquer sombra de perversidade, pois é UNO com o LOGOS... portanto, quando os religiosos maldizem a Satã, maldizem o reflexo cósmico de Deus na Terra.

Sabemos por outro lado que, existe cosmicamente UM MOMENTO EM QUE SAINDO A CAUSA UNA (ou Unidade Primordial) DE SEU ESTADO DE DESCANSO (Pralaya) ou imanifestação, ao iniciar-se uma nova etapa ou grande Ciclo evolutivo, entram esses dois Aspectos (Bem e Mal) em simultânea e necessária atividade.
Eis aí o instante em que um Luzeiro (Dhyan-Choan, Ishwara, Arcanjo etc.) passa a atuar no mundo manifestado, assumindo o papel e função de “Opositor, necessário pólo de confronto ou contraste com o Princípio Criador, Positivo. Embora esse metabolismo possua particularidades próprias a cada um dos estágios evolutivos, representa essa condição aquilo que, genericamente, pode-se chamar de “Queda do Espirito na Matéria”, o que tanto vale por um Luzeiro, com toda sua série tulkuística imediata (compondo sua própria Jerarquia) desligar-se transitoriamente de sua consciência Divina e passar a atuar cegamente nos planos inferiores ou mais densos da Criação.

Veio com isso a suceder um fato que as antigas tradições registram com o nome de “Queda dos Anjos”, a Taraka Raja Maya (Guerra simbólica nos Céus), da tradição indú, etc., ou mais precisamente, a chamada “Queda dos Assuras”, embora que em verdade a referida “Queda” ou projeção nos planos mais densos do Sistema fosse do Superior sideral imediato dos mesmos Assuras, ou seja o QUINTO SENHOR, ou Luzeiro.

No já referido “Sutra Dharma”, relata-se que o SENHOR DOS ASSURAS (Os Assuras são os Seres que iniciaram a evolução na 1ª Cadeia), (LUZBEL), tendo idéias próprias relativamente à orientação a ser dada aos seres da Terra, sonegou seu trabalho ao Eterno, sendo consequentemente, projetado (ou expulso) com suas Hostes Divinas, do Mundo Superior para o novo mundo que surgia das regiões mais densas do Sistema.

Embora perdendo temporariamente sua Consciência Divina e suas dignidades, veio Ele a adotar no mundo humano o patronímico de LÚCIFER.
Literalmente: Aquele que carrega a Luz, o Portador do facho, mas na verdade a Luz da Inteligência, do MENTAL a ser plenamente desenvolvido pelos seres da terra, até as fronteiras de seu ultimo estágio, o Mental Superior, Abstrato, como pródromo da etapa seguinte, a intuição ou Budhi, apanágio do 6º Luzeiro.

Veja-se por exemplo, como até o Apocalipse, livro Canônico de grande credibilidade, não é bastante explícito, chegando mesmo as fronteiras da infantilidade, quando fala a respeito de Satã. (Apocalipse - XII, 7-9; que relata a “QUEDA”).

E houve batalha no céu, Miguel e os seus Anjos combateram com o Dragão, e o Dragão e os seus Anjos combateram, mas não conseguiram levar a melhor e daí por diante não houve no céu lugar para eles. E o Grande Dragão, a antiga Serpente, o sedutor do mundo inteiro, foi precipitado sobre a Terra e com ele foram precipitados os seus Anjos”. Em seguida fala o seguinte: que “o acusador dos nossos irmãos, que dia e noite os acusavam perante Deus, foi precipitado”.

De qualquer forma embora exista sobre o fato uma deliberada Maya lançada pelos grandes Iniciados de todas as épocas remanesce nessa instância a idéia de haver ocorrido uma sonegação ou rebeldia contra a determinação da Lei em completar-se a evolução interrompida na Lua, por entender o 5º Luzeiro, que as formas ou Seres da Terra eram por demais vis e grosseiros para receberem a infusão do principio Mental.

Consequentemente, veio a Lei a realizar um verdadeiro “saque contra o futuro”, lançando mão de seu 6º Raio (Luzeiro) - AKBEL, o qual passou a assumir na terra a função de pólo positivo ou construtivo, alem de arcar com a responsabilidade de reconduzir seu Irmão (O QUINTO) ao Trono que lhe pertence, passando este último, destarte a personificar o pólo opositor, com as conseqüências e implicações já vistas.

Toda essa problemática, relatando a fusão dos ASSURAS com as chamadas “Filhas dos Homens”, a Humanidade incipiente, e as causas verdadeiras da chamada Queda dos Anjos, vêm sendo registradas em vários Livros Sagrados, Tradições, Folclores e Mitologias, entre elas, o famoso “LIVRO DE ENOCH” - em seu Capítulo VI, texto esse que os Judeus e a própria Igreja católica esconderam e retiraram do contexto de seus respectivos Livros Sagrados.



Lúcifer

Começamos por dizer que LÚCIFER significa o Portador da Luz, da Inteligência, da Sabedoria; é o Divino Rebelde, que através de idades sem conta, gerou e manifestou o poder obstaculizante, a fim de gerar na alma humana a força propulsora do progresso e da evolução, força esta que animou a todos os gênios, guias e inspiradores da humanidade. Lúcifer é o Arcanjo que tendo se sacrificado no Cáucaso da vida física ou nos mundos mais concretos da manifestação universal, houve por bem brandir a espada do Conhecimento Superior, a fim de libertar as humanas criaturas do abutre das paixões grosseiras, das negativas inércias, da ignorância e os seus filhos morbosos: a Superstição e o Fanatismo.

De acordo com os ensinamentos da Sabedoria Iniciática das Idades ou Ciência Esotérica, Lúcifer não é o ANTI-CRISTO.


O Anti-Cristo

Este é o fruto, o resultado, a síntese das emoções e pensamentos maléficos de toda a humanidade. Mas, para demonstrar o que acabamos de afirmar, teremos que nos reportar a estes mesmos ensinamentos, para dizer que o pensamento é força cósmica manipulada pelas Hierarquias Criadoras, responsáveis pela criação de tudo quanto existe nos planos da manifestação universal. Portanto, tudo quanto existe, foi precedido pelo pensamento.

Para melhor compreensão da atuação desta força nos Seres Humanos, diremos o seguinte: assim como o Gerador não é a Energia, nem a Música o instrumento musical, nem a lâmpada a luz, do mesmo modo o pensamento não é o cérebro, mas este, o transmissor e o receptor desta força, que na etapa atual da evolução, se manifesta nos Seres Humanos como pensamento, gerador da inteligência em suas várias gradações. O cérebro humano é, portanto, uma antena que capta também pensamentos de seres encarnados e desencarnados que estejam vibrando na mesma faixa de interesses e propósitos. Se carregado de maus pensamentos, tornar-se-á instrumento de mortíferas energias condensadas na atmosfera, pela baixa condição espiritual dos seres humanos. Sabemos que o Espírito Humano está terminando a etapa evolutiva da Quinta Sub-Raça da Raça Ariana, cujo estado de consciência da humanidade inteira é psico-mental; isto é, Mental Concreto intimamente ligado ao Corpo Emocional. Portanto, a hierarquia humana ainda é mais brutalizada do que propriamente humanizada; razão pela qual ainda existe a Inveja, o Orgulho, a Vaidade, o Egoísmo, o Ciúme, a Avareza; enfim, todas as imperfeições da Alma Humana, que impedem a sua marcha ascensional para um futuro melhor.

Nestas condições, cada Ser Humano, pensando e sentindo a já referida ordem de pensamentos e sentimentos, percorrendo em ondas vibratórias o oceano infinito da matéria substancial que constituem os planos universais, adquirem Vida e Forma que lhes são dadas pelos Elementais – forças plasmadoras da matéria – passando a ser Elementares porque foram criados pelo pensamento humano – a continuidade das mesmas ordens de pensamentos e sentimentos – no caso, maléficos - gerados pela Humanidade durante milhares e milhares de anos, deram como resultado poderosíssimas egrégoras – entidades psico-mentais - verdadeiras centrais de energia psico-mental. A unificação de todas estas egrégoras maléficas é que passaram a construir ou a formar o Buda Negro do Oriente e o Anti-Cristo do Ocidente. Este é, portanto, o fruto dos pensamentos e dos sentimentos maléficos, principalmente dos religiosos, supersticiosos e fanáticos que o alimentam a todos instante e a toda hora, como lhe ensinam os maus Pastores ou Pastores sombrios, Pastófaros ou Condutores do Gado Humano.

Se Lúcifer, como o portador da inteligência e Eterno Rebelde porque sempre se rebelou contra a estupidez e a ignorância humana, lançou mão destas egrégoras e lançou-as contra a humanidade, manifestando-se como Justiça Universal, isto não se discute.


O que nos revelam algumas Tradições

O verdadeiro ponto de vista exotérico acerca de “Satã” e a opinião que sobre este assunto tinha toda a filosofia antiga, acha-se admiravelmente apresentada em um apêndice intitulado “O Segredo de Satã”, na 2ª edição de “Perfect Way”, do Dr. A. Kins Ford (pág 214): “No sétimo dia (ou criação) produziu-se da presença de Deus um Anjo poderoso, cheio de ardimento, e Deus lhe deu o domínio da esfera extrema. A eternidade produziu o tempo; o ilimitado deu nascimento ao limite; o Ser desceu à geração. Entre os Deuses não há nenhum que se assemelhe aquele em cujas mãos estão depositados o Reino, o Poder e a Glória dos Mundos; pois, como dizia Hermes, Satã é o Guardião da Porta do Templo do Rei, e no pórtico de Salomão estão guardadas as chaves do Santuário, para que não penetre nele Profano algum, mas tão somente os Ungidos que possuem o Arcano de Hermes. Temei-o e não pequeis; pronunciai tremendo seu nome, pois Satã é o Magistrado da Justiça de Deus. Ele tem nas suas mãos a Balança e a Espada, pois a Ele estão encomendados o NÚMERO, O PESO E A MEDIDA. Satã é, em suma, o Ministro de Deus, Senhor das Sete Mansões do Hades e o Anjo dos mundos manifestados (idem, 214 e 215)”.


Somente as pecadoras religiões exotéricas é que ignoram – ou os seus falsos sacerdotes ávidos de dinheiro e de poder fingem ignorar – que o LOGOS é Sabedoria e também Lúcifer ou Satã. “Satã é o Deus de nosso planeta e o Deus único, e isso sem sombra alguma, nem metáfora de perversidade, pois é uno com o LOGOS. Portanto, quando os religiosos maldizem a Satã, maldizem o reflexo cósmico de DEUS, anatematizam DEUS manifestado na matéria ou no objetivo; maldizem a Sabedoria para sempre incompreensível, revelada como LUZ e SOMBRA, BEM e MAL na natureza, na única forma compreensível à limitada inteligência do Gênero Humano”. Todos os Cabalistas e Simbologistas demonstram suma repugnância a confessar a queda dos Anjos, desde que os teólogos inventaram o Demônio, colocando um véu teológico entre a Humanidade e Lúcifer, a DIVINA ESTRELA, ou seja, O FILHO DA MANHÃ, criaram os mais gigantescos de todos os paradoxos, uma Luz Tenebrosa e Negra.

Todas as tradições religiosas, inclusive a Bíblia, desde o Gênese até o Apocalipse, são unânimes em afirmar que a Queda dos Anjos se deve ao Orgulho, Ambição e Vaidade do Arcanjo Rebelde. Assim sendo, lançando-se mãos dos ensinamentos da Ciência Esotérica, poderemos esclarecer que os citados sentimentos que fazem parte da imperfeita personalidade humana, não podem ser atribuídas a uma CONSCIÊNCIA CÓSMICA; que tal fato ocorreu e ocorre devido a incapacidade das humanas criaturas para compreenderem a Missão de que foi investido pelo próprio LOGOS-DEUS – tão Excelso SER. Esta incapacidade qual nos referimos se deve a diferença de natureza. Enquanto o Ser Humano evolui seguindo a linha da transitoriedade das formas; isto é, NASCE, CRESCE, MORRE, Lúcifer é Eterno. Entretanto, apesar de estar muito acima da linha traçada para a evolução da Hierarquia Humana, a responsabilidade de sua missão junto a referida Hierarquia, o levou a influenciar de tal maneira o Espírito Humano, que este se viu arrastado para uma dualidade poderosa, que poderá receber o nome de Luta – SIM e NÃO, BEM e MAL, pois que é CAINDO E LEVANTANDO QUE SE REALIZA A EVOLUÇÃO, libertando-se das trevas da ignorância para alcançar a Luz da Sabedoria.

A ignorância dos pecadores sacerdotes é que deu origem a todas as formas imensamente horrorosas, que erroneamente se atribuem a LÚCIFER. Enquanto outros mais evoluídos o consideram ALTIVO E BELO; duma beleza Supra Terrestre, de porte altivo e majestoso. Entretanto, a bem da verdade, devemos esclarecer que por diferença de natureza, olhar humano algum jamais o contemplou.

Irmãos! O estudante da Sabedoria Iniciática das Idades compreende que as massas populares necessitam de um freio moral, porque o Ser Humano está sempre ansioso de um céu, de um paraíso e não pode viver sem um ideal qualquer que lhe sirva de um fanal e de consolo. Mas, neste difícil momento de transição de um Ciclo para outro, e o início da Civilização Aquariana, quando começará o detronamento do “DEUS de cada país e a proclamação da única e universal Divindade; o DEUS da imutável Lei, não o DEUS da piedade; mas o DEUS da justiça distributiva; não o DEUS da misericórdia, que é simplesmente um incentivo para se cometer o Mal e reincidir nele”, e se para nós, não há religião superior a verdade, é nossa obrigação primeira, já que a nossa ESCOLA INICIÁTICA, a Confraria Mística Brasileira, seguindo os ensinamentos do Excelso Mestre Henrique José de Souza, vem trabalhando para a formação da elite espiritual (Humanidade), precursora e construtora da Nova Era, é justo que se diga que se a religião em determinados períodos históricos serviu de armadura protetora para o Ser Humano na sua evolução, também é justo que se diga que foi a pior capa, pois bitolou, dogmatizou a alma humana, impedindo o desenvolvimento mental da Humanidade. Contra esta Capa de Hipocrisia, tecida pela mão velhaca dos falsos sacerdotes, ávidos de domínio e poderio, muitos dos quais na época atual fizeram do sacerdócio um emprego, sempre lutaram contra os supostos demônios e grandes pensadores.

Todas as religiões deturparam a verdade primitiva que foi ensinada por todos os Avataras Cíclicos, que diga-se de passagem, nenhum deles fundou religião alguma. “Todas elas foram fundadas pelo interesse mercantil de seus falsos sacerdotes”.

Queremos com isto dar uma conceituação exata, correta e nítida a respeito do Grande Espírito de Luz.

Quando Jeoshua – o Jesus Bíblico afirma: “Vi Satã cair do céu como um raio (Lucas 10:18)”, é uma simples declaração de seus poderes clarividentes e uma referência à encarnação do Raio Divino.

O sistema cristão não é o único que degradou estes Deuses em Demônios (os Suras ou Deuses em Assuras ou não-Deuses).

O Zoroastrismo e ainda o Brahamanismo aproveitaram-se disso para impor-se a mente do povo e escravizá-la. Quando Jeoshua fala às mentes e aos corações dos convertidos à antiga Religião Sabedoria – que outra não é senão a sempre e eterna renovadora Ciência Esotérica – apresentada com uma nova forma pelo respectivo Avatara, os ensinamentos por ele transmitido, foram desfigurados até o ponto de não serem reconhecíveis, do mesmo modo que o foi a sua própria personalidade, estruturada para ser amoldada ao mais cruel e pernicioso dos dogmas teológicos. Vejamos por exemplo, como até o Apocalipse, livro canônico de grande credibilidade, não é o bastante explícito, chegando mesmo as fronteiras da infantilidade quando fala a respeito de Satã. Vale a pena ler (Apocalipse 12:7-9): “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos combateram com o Dragão, e o Dragão e os seus anjos combateram, mas não conseguiram levar a melhor e daí por diante não houve no céu lugar para eles. E o grande Dragão, a antiga Serpente, o sedutor do mundo inteiro, foi precipitado sobre a Terra e com ele, foram precipitados os seus anjos”. Em seguida, fala o seguinte: “Que o acusador dos nossos irmãos, que dia e noite os acusava perante Deus, foi precipitado”.

Apesar da simplicidade da narração, entretanto, a mesma não nos parece tão clara como deveria ser. Senão vejamos:

a. Por que razão o Arcanjo Miguel ou Mikael, juntamente com os seus anjos, usaram a força para derrotar o Diabo?

b. Será que Deus, que é Onipresente, Onisciente e Onipotente, não poderia ter evitado a luta e com um só gesto de sua vontade, ter afastado o Rebelde?

c. Se Deus é Onisciente, sabia que o epílogo da batalha lhe seria favorável; e se não sabia, o que teria ocorrido se as milícias de Lúcifer vencessem as de Mikael?

d. A maioria das tradições afirmam que lúcifer foi precipitado no abismo, nas trevas, onde posteriormente foi denominado de Inferno. Entretanto, o Apocalipse afirma o contrário, isto é, que o Diabo, o Dragão, juntamente com os seus seguidores, foi precipitado sobre a Terra. É justo relacionar a Terra onde Satã é o príncipe, com o Inferno? Estas perguntas poderão ser respondidas quando dissertarmos a respeito de:


Lúcifer à luz da Sabedoria Iniciática das Idades

Na sua maravilhosa Obra, a Doutrina Secreta, diz a Mestra Helena Petrovna Blavatsky: “Ou aceitamos a emanação do Bem e do Mal, como ramos do mesmo tronco da árvore da existência, ou teremos que nos resignar ao absurdo de CRER em dois ABSOLUTOS ETERNOS”. Para que possamos tentar interpretar tão sábios ensinamentos, teremos que lançar mão de dois ramos da Ciência Esotérica, ou sejam: a COSMOGÊNESE – origem do Cosmo – e a ANTROPOGÊNESE – origem do Ser Humano; ciências que acreditamos, serão ensinadas nas Universidades do futuro porque somente através delas o Ser Humano, pelo menos de maneira geral, virá a saber quem foi, de onde veio e para onde vai. Portanto, de onde viemos? Suponhamos que houvesse um desequilíbrio na correlação das forças cósmicas, um desequilíbrio na mecânica celeste, e que este desequilíbrio provocasse uma catástrofe cósmica que fizesse desaparecer a Terra, a Lua, o Sol, as Estrelas, os Cometas, a poeira sideral, o Som, a Vibração, a Luz; enfim, desaparecesse tudo, absolutamente tudo. Ficaria o quê? Nada ou a não existência. A esta Não Existência é que Moisés, usando a linguajar da época, chamou de águas do abismo e atualmente, a Sabedoria Iniciática das Idades denomina de Substância Primordial. Esta Substância é alguma coisa; porém, na atual etapa evolutiva é incompreensível, mesmo para o Ser Humano considerado sábio. Todavia, a Ciência Esotérica ensina que inerentes a essa não existência ou Substância Primordial, sub-existem 3 Leis fundamentais; ou sejam: LEI CÍCLICA, LEI DA POLARIDADE, LEI DA EVOLUÇÃO. Portanto, obedecendo a LEI CÍCLICA, a não existência passa a ser existência, o não Ser passa a Ser. Usando a linguagem do Dr. A. Kinsford: “A Eternidade produziu o tempo; o ILIMITADO deu nascimento ao LIMITE”.

Neste ponto, todas as grandes religiões são unânimes ao afirmar que quando este Algo algo surgiu, do ILIMITADO para o LIMITE, surgiu de forma trina, assim representada: é OSIRIS, ÍSIS E HÓRUS para os Egípcios; BRAHMA, VISHNU E SHIVA para os Hindus; PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO para os cristãos; PACHACAMAC, INTI E VIRACOCHA, para os Incas; o SUPREMO ARQUITETO para os Maçons ; o SAGRADO PELICANO para os Rosa Cruzes; o LOGOS para os antigos Gregos; enfim, é DEUS no seu aspecto cósmico.

Diz a tradição oculta que do Uno Trino surgiram os Sete Auto-Gerados, que são sete Consciências Cósmicas que vão criar os Mundos, os Seres, as Coisas, as Multidões. Cada uma dessas Consciências cria o seu próprio mundo e nele se infunde; isto é, o DEUS MANIFESTADO na natureza como VIDA ENERGIA da respectiva CADEIA. Quando isso ocorre, quando o ARCANJO está manifestado, constituindo o próprio corpo da Cadeia em evolução, é sempre orientado espiritualmente pelo ARCANJO que vem a seguir, na escala cronológica de Um a Sete, com exceção da Primeira Cadeia, que foi orientada pelo próprio SUPREMO ARTQUITETO; daí dizer a tradição que a Primeira Cadeia é filha das Trevas ou das noites de Brahma. Por exemplo: a Primeira Cadeia foi orientada pelo Supremo Arquiteto. A Segunda Cadeia pelo 3° Arcanjo. A Terceira Cadeia pelo 4°. A Quarta Cadeia deveria ser dirigida pelo 5°, o que não ocorreu (daí a origem de todos os mistérios relacionados com Lúcifer). A 5ª Cadeia pelo 6°. A 6ª Cadeia pelo 7°, e a 7ª Cadeia pelo Supremo Arquiteto, DEUS. É a manifestação voltando a sua origem, ou a Serpente mordendo a própria cauda, da Simbologia Tradicional.

Devido a grandes dificuldades encontradas pelo Dirigente Espiritual da 3ª Cadeia, o 4° Arcanjo, a Cadeia Terrestre inicia a sua evolução com atraso e com bastante deficiência evolucional, razão pela qual as duas Primeiras Raças da referida cadeia – ETÉRIA E HIPERBÓREA – não tiveram desenvolvimento de Estado de Consciência, apenas as formas se transformaram.

Como poderia então, o Portador da Luz, o Senhor da Inteligência, do Mental, encarnar juntamente com os seus Anjos nestas formas primitivas, cujas, não correspondiam ao seu Estado de Consciência? Aí está a razão da revolta, da batalha travada nos céus e da posterior queda dos Anjos de que nos falam as tradições religiosas, que diga-se de passagem, muito mal interpretada. Mas, nos meados da RAÇA LEMURIANA, quando a onda de vida que alimenta a Cadeia Terrestre chegou ao máximo de densificação, houve necessidade de que o Pólo Espiritual se manifestasse em toda a sua potência, o que ocorreu com a vinda para a terra dos 6° e 7° Arcanjos, e que forçou a descida do 5°, após a batalha travada com o ARCANJO MIKAEL, e que levou milhões de anos depois, o Avatara do Ciclo de Pisces a dizer: “Vi Satã cair do Céu como um raio”.

Com a vinda das já citadas Consciências Cósmicas para o Globo Terrestre, grandes modificações ocorreram e que vieram a beneficiar a nascente Humanidade. A sua consciência que estava focada no Sistema Neuro-Vegetativo passou a se desenvolver juntamente com o Cérebro Espinhal para o desenvolvimento do Mental, que é a tônica do Divino Rebelde. Sabemos que a polaridade existe em toda a natureza; entretanto, era necessário que esta polaridade se fizesse consciente no aspecto humano, para o pleno desenvolvimento do Mental Concreto, porque só neste Estado de Consciência é que se concebe o que seja Bem e o que seja Mal. A polaridade foi instituída, ficando o pólo positivo da evolução com o 6° Arcanjo e o pólo negativo com o 5° Arcanjo – Lúcifer; e que deveria durar até o pleno desenvolvimento do Mental Concreto. Lúcifer e seu irmão, o 6° Arcanjo, passaram a ser dois pólos através dos quais girou toda a evolução da criatura humana. “Sem a atuação desses dois pólos, seria o Ser Humano um simples autômato estático, mas não um realizador dinâmico do seu destino”. Enquanto o Pólo Positivo, através de seus Avataras, lançava as diretrizes evolucionais de acordo com as necessidades cíclicas, inspirando, orientando e amparando as humanas criaturas pela tortuosa estrada evolucional, o Pólo Negativo, Lúcifer, através da tentação e do poder obstaculizante, testava o Ser Humano em evolução, a fim de despertar-lhe a força de vontade, a persistência, a atenção, para poderem alcançar admiravelmente a evolução espiritual.

“A historia da tentação no paraíso contada pela Bíblia mostra o efeito da entrada do principio de Lúcifer quando expõe simbolicamente como, por meio da tentação, foram postas à prova a força e a persistência do par humano. “Os que não venceram tal principio, o da tentação, e que ficaram à margem da evolução, somente eles é que apresentam os efeitos do referido Princípio, com as características da vulgaridade e da infâmia, fazendo com que o Divino Rebelde veja nestas criaturas apenas seres que merecem exclusivamente a destruição, e não o amor e o cuidado”. Teve ele ocasião de dizer, segundo as palavras de um Membro da Fraternidade Branca: “Tenho horror a tudo que seja corriqueiro e vulgar”. O atrito entre estes dois pólos – Positivo e Negativo – atuando dentro da alma humana, criando a harmonia dos opostos, e que veio a ser a causa do desenvolvimento Mental Concreto das criaturas humanas, foi sempre uma realização paradoxal, realizada pela luta evolutiva travada entre Lúcifer e seu irmão, o 6° Arcanjo, no campo da batalha da Humanidade.

Disse o Excelso Mestre Henrique José de Souza: “O Mal perseguindo o Bem, ambos caminham para a neutralidade”. Portanto, a consciência do Bem e do Mal existentes na consciência humana, fazem parte dos planos evolucionais, muito embora a prática do bem proporcione felicidade, enquanto a prática do Mal proporcione infelicidade, mas servirá como experiência, embora dolorosa, para o Espírito Humano em evolução, porque é entre Altos e Baixos, entre Luzes e Trevas, que a Lei Evolucional se fará sentir.

Conforme diziam algumas tradições, o Divino Rebelde, Lúcifer, foi investido pelo próprio LOGOS-DEUS da dolorosa e incompreendida Missão de testar o Ser Humano, criar obstáculos evolucionais, a fim de que o referido Ser Humano pudesse distinguir o Bem do Mal, e com isto, ganhar o desenvolvimento do Estado de Consciência Mental Concreto. Os meios usados pelo Divino Rebelde, para dar cumprimento a sua Missão, são assuntos que dizem respeito a Consciência Cósmica, e jamais poderão ser entendidas por uma consciência humana. Entretanto, a Ciência Esotérica ensina, através da Confraria Mística Brasileira que diga-se de passagem, é uma Escola Iniciática constituída de 9 graus, através dos quais, iniciaticamente, o Discípulo se prepara para quando chegar ao 10° grau, preparado esteja para receber ensinamentos que foram deixados pelo Excelso Senhor Henrique José de Souza, ensinamentos que fazem “arder como nunca, chamas de supremas verdades virgens, jamais entrevistas antes, para o deslumbramento das almas ricas, sensíveis aos grandes mistérios da vida”. Mas, dizíamos: o desenvolvimento do Mental Concreto, que começou muito antes da catástrofe atlante, e se desenvolveu por todo o desenrolar da RAÇA ARIANA, no qual teve papel preponderante a dinâmica do ARCANJO REBELDE, no está chegando ao seu final.

Desde o julgamento cíclico de 1956, a Humanidade absolvida pelo referido Julgamento, ainda que inconsciente, ansiosa está pela construção de um mundo melhor; mundo sem violência, sem crimes, sem miséria, sem desonestidade, sem corrupção, sem desamor. Com o advento da Civilização Aquariana e o início do desenvolvimento do MENTAL ABSTRATO, cujas bases estarão inseridas na Mensagem que será lançada pelo AVATARA MAITRÉIA (que é um estado de ser), conceito de Bem e de Mal, que até então serviu como mola propulsora para o desenvolvimento do Mental Concreto, deixará de existir, e a polaridade cósmica no aspecto humano, que foi formada pela influência dos 5° e 6° ARCANJOS, e que gerou a Consciência Humana, estará equilibrada e o ARCANJO REBELDE terá cumprido a sua Missão, quando simbolicamente, os Dois Irmãos estarão bebendo na mesma Taça.


Final

Irmãos! Para finalizar: Os tempos esperados são chegados. Por isso diremos: dia virá em que a Humanidade inteira reconhecerá que se não houvesse o Poder Obstaculizante, ela, Humanidade, jamais chegaria ao ponto em que chegou.

Pretendemos com os esclarecimentos que foram oferecidos, termos feito um ato de suma justiça, libertando os Seres Humanos do DIABO, ao mesmo tempo que livramos LÚCIFER da ignorância humana.


Mário Amazonas Guimarães
“Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.” Apocalipse 22:16
 

9 comentários:

  1. Muito bom, faltou apenas abrir o leque sobre lilit e sanael, mas no total foi a melhor aborfagen do quinto raio e nossa evolução, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. eu acredito que Cristo não morreu em vão,portanto toda a raça humana com certeza esta salva por Cristo que tudo já fez por mim,é por voce,nada mais precisamos fazer,á não ser amar a Deus em primeiro lugar,e ao próximo como amamos a nos mesmo.

    ResponderExcluir
  3. eu acredito que Cristo não morreu em vão,portanto toda a raça humana com certeza esta salva por Cristo que tudo já fez por mim,é por voce,nada mais precisamos fazer,á não ser amar a Deus em primeiro lugar,e ao próximo como amamos a nos mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Quanta ignorância, quanta falta tolerância religiosa

    ResponderExcluir
  5. Quanta ignorância quanta falta de tolerância religiosa.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom !!! Só acho um problema acreditar que vivemos num GLOBO TERRESTRE.... Pois não existem provas físicas para tal afirmação. As que dizem existir, já foram todas refutadas. Curvatura, nunca encontramos, a planicidade das águas neste reino TERRA, é irrefutável.

    ResponderExcluir
  7. Penso que sobre este tema ainda paira um certo mistério.
    .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...